/Saiba como cuidar de bonsai

Saiba como cuidar de bonsai

Você tem um bonsai? Quer saber como assegurar longa vida a ele? Se sim! Confira as nossas dicas de Como Cuidar De Bonsai para ele durar mais e ficar mais bonito.

Para cuidar de bonsai, é preciso estar atento a alguns pontos que proporcionaram saúde e beleza a sua planta de decoração, esses cuidados são praticamente obrigatórios para se manter a muda, mas não se assuste, esta não é uma tarefa difícil e não toma muito do seu tempo! Existem fatores como luz, água, e adição de nutrientes são essências nesses cuidados.

Como Cuidar De Bonsai

Agora que já sabe a importância e a demanda que é cuidar de um bonsai, prossigamos aos cuidados em si:

-Rega   

É uma das partes mais importantes no processo de manutenção de uma muda de bonsai, saiba que existem alguns fatores que influenciam tanto em como regar e com qual frequência regar,

Quer saber mais? Então continue lendo…

Qual a frequência de rega?

Na verdade não existe tempo especifico, porem você deve estar atento a sinais que indicam quando a planta necessita ser hidratada, sabendo isso, podemos mencionar estes fatores indicativos:

– Você deve regar sua planta quando note que o solo estiver secando, isso pode ser feito com a mão, e claro, após adquirir experiência poderá ser percebido só de bater o olho.

-Pode ser fatal para sua planta ser regada de forma rotineira, pois às vezes ela não precisa. E além de poder afogar a planta você estará utilizando agua de forma desnecessária, ou seja, se não tiver experiência fique atento aos sinais.

-É necessário que seja usado uma mistura correta de solo, essa mistura correta deve ter as proporções especificas para que haja uma maior retenção de agua e menos desperdiço da mesma.

-Existe horário especifico para regar o bonsai? Na verdade não! mas não é recomendável durante a tarde onde o sol esquenta mais o solo, que quando jogar a agua se resfriara rapidamente, tirando um pouco da eficácia da hidratação.  

Como Regar o Bonsai?

Bom, não existe um método especifico nem mirabolante para este ponto só certifique-se de que a planta esteja totalmente imersa na água para que todas as raízes sejam molhadas, para saber que o processo esta sendo executado de forma adequada regue ate que a água saia pelo sistema de drenagem (furos embaixo do vaso), após isso pode repetir esse processo mais umas vez em alguns minutos adiante.

Iluminação 

Para saber como iluminar de maneira correta sua planta investigue sobre a espécie, pois cada uma demanda,  x horas, x local e x tempo de exposição aos raios solares para a realização da fotossíntese, porem generalizando um pouco, o melhor horário para a exposição do seu bonsai,  na maioria das espécies, é no da manha quando a intensidade dos raios esta mais fraca, e para o resto do dia é melhor deixar na sombra, como um tipo de exposição indireta aos raios.

Alimentação 

Pera ai, você disse alimentação? Sim! Eu disse isso para melhor compreensão, pois o termo real é “adubação”, mas o principio é o mesmo.

Os bonsais precisam ter mais cuidado e frequência maior de adubação, pois não são como arvores maiores que podem estender suas raízes.  Pelo fato de estarem num recipiente fechado haverá deficiência de nutrientes, por isso se faz necessária a adubação constante.

A gente precisa de se alimentar, certo? Então, a planta também precisa! O processo dela é diferente do nosso, mas o objetivo é o mesmo.

A priori precisamos saber que existe muito tipo de adubo ( granulados, em pó, líquidos) divididos em orgânicos e minerais.

Qual utilizar? Se você não tem muita experiência opte pelo orgânico, pois eles são menos perigosos às plantas  e digamos que tem uma margem de erro maior, mas não exagere mesmo com o adubo orgânico você pode matar a sua planta, leia as instruções e quantidades do fabricante.

Transplante

Esse transporte de um vaso para outro é essencial, pois nos dois primeiros anos do seu bonsai as raízes começam a crescer e com elas o vaso também deverá aumentar, pois é, como saber quando é preciso? Muito fácil! Quando as raízes começarem a sair do vaso atual é preciso de uma troca, ao trocar corte um pouco das raízes, isso vai ajudar ao crescimento saudável da sua muda.

Seguindo estas simples dicas de cuidar de bonsai vai crescer de maneira eficaz e saudável dando vida e beleza ao ambiente onde será colocado.

Espero que tenha gostado e que tenha sido útil para você, até mais!