/Como fazer as encomendas do Correios chegar mais rápido?

Como fazer as encomendas do Correios chegar mais rápido?

Conheça algumas técnicas para fazer as suas encomendas internacionais chegarem mais rápido

Por conta de vários problemas internos da empresa Correios, infelizmente é muito comum que algumas encomendas extrapolem as datas estipuladas para entrega. Mas será que é possível fazer as encomendas do Correios chegar mais rápido? No post de hoje, iremos dar algumas informações e dicas que podem ser essenciais para fazer os seus produtos chegarem com mais rapidez, então não deixe de conferir!

Há algumas dicas que podem fazer as suas encomendas chegarem mais rápido, e falaremos sobre elas no post de hoje.

Seria de grande ajuda se houvesse algumas dicas que, quando aplicadas, ajudassem a fazer com que as encomendas chegassem mais rápido. Mas o que muitos ainda não sabem é que essas dicas existem, e nos propomos a lhe ensinar todas elas nesse post. Contudo, é importante ressaltar que essas dicas servem somente para encomendas internacionais, pois geralmente são elas que mais dão problema.

Por que as encomendas demoram tanto para chegar?

Antes de você aprender a como fazer as encomendas do Correios chegar mais rápido, pode ser interessante você compreender um pouquinho dos motivos que propiciam esse atraso, isso é importante porque, diferente do que algumas pessoas pensam, nem sempre a culpa é completamente da empresa Correios. Confira os tópicos abaixo para compreender melhor essa questão.

Burocracia brasileira atrasa as entregas

O primeiro grande problema acontece logo quando a sua encomenda chega no Brasil, pois ela é encaminhada para alguma central dos Correios e seguem em trânsito para um dos três centros de tratamento de encomendas internacionais.

Somente após chegar em um desses três pontos, que são Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, é que a encomenda começa a passar pelo de envio. Porém, antes de elas serem enviadas, todos os pacotes passam por um Raio X, onde é feito uma triagem para que a Receita Federal possa fiscalizar e, só depois, é feito o encaminhamento aos órgãos anuentes, como a Anvisa, Vigiagro, Exército etc.

Antes de a sua encomenda ser encaminhada para o seu endereço, ela passa por vários outros trâmites burocráticos

O encaminhamento para esses órgãos é importante porque são eles que tem a função de liberar o não a entrada de algum produto ou mercadoria no país. É deles a reponsabilidade de averiguar se as mercadorias estão em conformidade com os requisitos e normas internacionais exigidas ou até se o produto é proibido ou não no Brasil. Existe um órgão específico para cada tipo de mercadoria, a Anvisa, por exemplo, é responsável pelo controle sanitário de produtos, mas há vários outros órgãos anuentes.

Ou seja, todo e qualquer produto que seja importado tem de passar por um desses órgãos, e isso gasta tempo. E depois de passar por essa averiguação, os produtos ainda passam por uma separação de encomendas; as que são imunes a impostos, como livros e periódicos, e as que não são. Todo esse procedimento, apesar de ser necessário, serve para estender ainda mais o tempo da chegada do produto na sua casa.

Falta de mão de obra

Para fazer as encomendas dos Correios chegar mais rápido, seria essencial que a empresa obtivesse uma mão de obra mais qualificada, melhor distribuída e em maior quantidade, mas isso ainda não está no controle dos usuários dependentes desses serviços. Por isso, esse é um fator crucial que faz com que algumas encomendas não cheguem nos prazos estipulados pela empresa.

O sindicato dos trabalhadores dos Correios inclusive já reclamou da sobrecarga de trabalho e da resistência da empresa em abrir um novo concurso público para admissão de novos empregados. O último grande concurso ocorreu no ano de 2017 sendo que, antes disso, o Correios só abriu vaga em 2011 e, inclusive, é importante lembrar que a empresa cancelou o concurso que deveria acontecer em 2015, que abriria portas para 2.000 candidatos. 

Esse problema de falta de mão de obra se agrava ainda mais quando se lembra que em 2017 a empresa abriu diversos programas de demissão voluntária, cujo intuito era de reduzir os custos. É nítido perceber que esse é um grande problema no tocante ao atraso de várias mercadorias, pois nem sempre há funcionários o suficiente para a grande demanda de pacotes recebidos diariamente.

Como fazer as encomendas dos Correios chegarem mais rápido?

Entretanto, apesar de todos os problemas citados acima que fazem com que o atraso nas encomendas seja potencializado, há algumas dicas de como fazer as encomendas internacionais chegarem mais rápido, e é justamente sobre isso que falaremos logo a seguir, confira.

Faça uma reclamação nos Correios

Essa é uma dica fundamental para quem quer que os produtos cheguem mais rápido, mas, para que você possa aplicá-la, é necessário que o prazo estipulado já tenha sido extrapolado. Afinal de contas, se a empresa calculou que determinada encomenda só irá chegar no dia X, você só estará no direito de abrir uma reclamação quando esse prazo não for precisamente cumprido.

Portanto, pode ser importante que você saiba como registrar uma reclamação nos Correios, pois nunca se sabe quando esse dissabor pode acontecer com você. Aliás, é fundamental que você realize a reclamação, pois a empresa só ficará sabendo que há um problema caso você o relatar, ou, do contrário, isso irá acabar passando despercebido. A reclamação pode ser feita através da internet, por telefone ou presencialmente, caso você assim desejar.

Escolha o armazém mais próximo do Brasil

Essa é uma dica um tanto quanto lógica, mas nem todas as pessoas se atentam nesse detalhe. Pense da seguinte maneira: quanto mais próximo do Brasil a loja que você comprar estiver, mais ágil será o envio e, consequentemente, você receberá o pacote mais rápido no seu endereço. A grande maioria das lojas costumam possuir armazém em mais de um local, então, às vezes, pode ser interessante você se atentar a esse pormenor.

Por lógica, quanto mais perto for o local que você compra, mais rápido ele chegará até você, então utilize essa dica nas suas próximas compras.

Todas as grandes lojas chinesas possuem um estoque bem distribuído pelo mundo e, por isso, é bem possível que o produto que você queira também esteja disponível tanto em um armazém na China quanto em algum país da Europa, por exemplo, e é muito mais rápido chegar no Brasil uma encomenda do continente europeu do que do continente asiático. Apesar de ser uma dica simples, ela é bem funcional.

Opte por retirar o produto na agência.

O padrão dos Correios é sempre entregar os produtos e encomendas nos endereços fornecidos, o que consiste na entrega de objetos em residências, indústrias, comércios etc. Contudo, há ocasiões em que o próprio cliente opta por retirar o produto na agência, e isso pode ser muito mais rápido do que simplesmente esperar a entrega dos Correios, que nem sempre presta um serviço excelente.

Há algumas regiões brasileiras onde retirar na agência é a única opção, mas, por padrão, a entrega é sempre entregue na residência. Você pode conseguir esse feito alugando uma caixa postal ou utilizando alguns outros serviços ofertados pela empresa, como o Posta Restante – que se ramifica em Posta Restante Pedida e Posta Restante Caída – e o Clique e Retire. Caso a agência for perto da sua casa, pode ser benéfico utilizar esses serviços.

Utilize o Muambator a seu favor

Essa dica serve como complemento da anterior, pois quando você contrata um dos serviços citados acima, o Correios fica responsável de enviar notificações para você de quando há algum produto para retirar, mas ele nem sempre é muito eficiente. Muitas pessoas afirmam que o aviso de recebimento dos Correios informa que têm produtos para serem retirados um tempo depois de quando eles realmente chegam lá.

Por isso, a nossa dica para fazer as encomendas chegarem mais rápido é, assim que você receber o seu código de rastreamento, cadastrar no site Muambator, pois ele é muito mais eficiente e irá lhe informar com mais precisão quando você tiver produtos disponíveis para retirada. O Muambator é somente uma dica nossa, mas você pode utilizar outro serviço de notificação da sua preferência.

Utilize o envio expresso

Sabemos que nem sempre é possível optar pelo envio expresso, pois isso pode encarecer muito a compra e tornar inviável a economia, mas recentemente foi lançado uma nova modalidade de envio específico para os brasileiros que pode fazer você repensar esse conceito. A modalidade se chama BR Express, mas nem todas as lojas internacionais aderiram a esse modelo.

O BR Express é uma ótima opção para os brasileiros que tem costume de realizar compras em sites internacionais.

Essa modalidade foi estreada pela bem conhecida GearBest, mas outras lojas chinesas como a Tomptop e Everbuying também já aderiram a essa nova possibilidade de envio. Com esse novo modelo, produtos que podiam demorar até um mês para chegar, poderão estar na sua casa em até 15 dias, o que é uma enorme diferença! No caso da empresa GearBest, o custo desse envio pode variar de 5 a 20 reais, dependendo do seu produto, e essa modalidade está disponível somente em encomendas cujo estoque é na China ou em Hong Kong.

Redirecionamento de encomendas

Uma ótima dica de como fazer as encomendas dos Correios chegar mais rápido é utilizando o serviço de redirecionamento de encomendas ao seu favor. Muitas pessoas ainda não sabem dessa possibilidade e, apesar de demandar um certo trabalho, ele pode ser bem recompensador, pois de fato maximiza o tempo da chegada dos seus produtos no seu endereço.

Para quem não conhece, essa ferramenta funciona da seguinte maneira; você deve contratar um serviço redirecionamento de encomendas dentro do território americano, como os EUA, por exemplo. Quando esse serviço é contratado, você passa a ter um endereço de entrega naquela região e, quando você faz isso, você pode solicitar o frete grátis nas suas compras da China e solicitar entrega nesse endereço dos Estados Unidos.

Quando a sua encomenda chegar nesse endereço de redirecionamento, você solicita que o serviço redirecione a encomenda para a sua residência no Brasil. Ao fazer isso, você deve pagar um frete com número de rastreamento dos Estados Unidos para o Brasil. Na maior parte das vezes, o valor da entrega é inferior ao valor do frete pago a partir da China, e você ainda tem a vantagem de poder colocar mais de uma encomenda no endereço de redirecionamento.

Essa é uma ótima dica que você pode utilizar a seu favor, mas é necessário analisar bem a situação, pois pode acontecer de essa técnica não ser muito viável para você. O serviço de endereço de encomendas não é muito caro, podendo variar de 2 a 10 dólares para até mais de uma encomenda ao mesmo tempo.

Essas são algumas das nossas dicas para fazer as suas encomendas chegarem mais rápido, e esperamos que elas tenham sido úteis para você e que seja possível aplicá-las nas suas próximas encomendas! O nosso post acaba por aqui, mas não deixe de compartilhar essas informações para que outras pessoas também tenham conhecimento dessas dicas. Nos despedimos por aqui, até a próxima!